O que os liderados andam falando sobre sua liderança?
Nunca parou pra pensar sobre isso?
Será que quando estão nos corredores, happy hour, ou quando você não está no setor, eles riem de sua ações, te achando um idiota?
Se nunca pensou nisso, deveria, visto que, fazer o controle de qualidade de sua gestão enquanto líder, é uma excelente prática. Além de ajudar no autoconhecimento, te afasta de erros idiotas. Mas disso falaremos um pouco mais adiante…
Idiota é uma palavra de origem grega, idhiótis, que significava “um cidadão privado, individual”. Em sua etimologia, é uma palavra derivada de idhios, ou seja, privado, e era usado na Grécia de forma depreciativa, designando quem se distanciasse da vida pública, ou mesmo se referenciando a quem não tivesse uma habilidade profissional.
Em tempos modernos, idiota significa tolo, pateta, abobado. Sujeito “mala sem alça”, metido a sabe tudo, invasivo, sem graça, destemperado e bobo. Que é também alguém egoísta, preocupado apenas consigo.
O erro do qual falamos aqui, não são os erros processuais advindos da criatividade, arrojo e inovação. É importante não confundir “alhos com bugalhos”. Estes erros podem ser pedagógicos, desde que aquele que erra, saiba tirar as lições necessárias para correção da rota.
Os erros que vamos tratar, são aqueles crônicos, e, as vezes clássicos. Atrelados a falta de inteligência emocional e relacional. Falamos aqui sobre a deselegância de ser um idiota.
E quando um líder se comporta assim?
Vou dar um exemplo bem comum. Existem líderes que dizem assim:
— Ah, eu pouco me importo se estão falando bem ou mal, meu negócio é entregar os resultados e dar lucro para a companhia.
Cautela!
No mundo moderno, isso não basta. Mais importante que entregar resultados, está o como fez para entregar estes resultados. Fazer um super KPI (Indicador Chave de Performance), mas com gente ferida pelo caminho, não faz mais nenhum sentido.
Explico:
Alguém chega no fim do ano e expõe com orgulho no Power Point todas as metas batidas. Certamente esse alguém tem seu valor, porém, se ele entregou todos os números pisando nos liderados, “metendo o pé na porta”, desrespeitando seus pares e, sem desenvolver o time, os resultados não são legítimos, muito menos sustentáveis.
O líder moderno não pode se dar ao luxo de ser um idiota, pois ser assim, não é nocivo apenas para ele mesmo, mas para a empresa e também para as pessoas em sua volta.
São três os principais erros que fazem o líder parecer um completo idiota. Continue lendo e descubra quais são, e, evite-os a qualquer custo.
Tudo é culpa do líder: o sucesso e o fracasso.
É ele quem aponta a direção, valida o planejamento, corrige a rota, ilumina o caminho. No entanto, sempre em conjunto com o time: reunindo, agrupando, fazendo as perguntas certas, ouvindo a todos e todas, para assim, chegar na decisão mais acertada.
Os líderes tem papeis relevantes e fundamentais nas organizações, mas não são as pessoas mais importantes. Quando entende isso, desempenha um papel de maestro.
Em contrapartida, torna-se um verdadeiro idiota quando começa a pensar que, o sucesso vem de suas boas decisões e, assim, se acha alguém mais importantes que os demais.
Fuja desse erro. Cultive uma postura de humildade sempre.
São as pessoas do time, desde o planejamento até execução, que mantém tudo de pé.
Planejar é vital, cascatear o planejamento é ainda mais importante, mas executar com excelência o que se planejou, é a grande mágica.
O líder nunca foi, nem nunca será a peça mais importante da grande engrenagem corporativa. Quando acha que é, faz papel de idiota!
O líder é responsável por comunicar, desdobrar metas, facilitar a jornada, e não por executar.
Isso significa que não precisa necessariamente dominar o escopo dos liderados como um Expert no assunto. Ele, o líder, pode ser um bom generalista para auxiliar a equipe no dia a dia.
No entanto, o medo, dúvida ou mesmo a falta de experiência, levam líderes a quererem provar que são melhores que os especialistas contratados para demandas específicas. Isso acontece por ego, ou, apenas por serem idiotas mesmo.
Não saber tudo, não quer dizer que você é ruim. Steve Jobs aconselhou-nos assim:
“Concentre-se naquilo que você é bom e delegue todo o resto“.
Deixe de lado a insegurança e contrate pessoas melhores e mais inteligentes que você, e, deixe-as trabalhar.
Ao querer saber mais que elas, você corre o risco de parecer um idiota.
A comunicação deficiente é o maior problema de mais de 90% das organizações.
Saber se comunicar de maneira efetiva é um diferencial competitivo para a carreira de qualquer líder que coloca essa habilidade como foco principal.
A dúvida, gerada por fofoca (rádio peão) ou por comunicação mal feita ou tardia, pode acabar com a motivação e produtividade da equipe. O papel principal do líder é garantir que todos estejam na mesma página, assegurando que aquilo que foi definido chegue claro e nítido para todos.
Assim, o grande segredo para uma empresa e carreira de sucesso, é dominar os detalhes que envolvem o Feedback. Não só o Feedback one to one — aquele focado no desenvolvimento pessoal do indivíduo, linkado ao Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI), mas o Feedback que atesta que aquilo que foi falado, foi exatamente o que as pessoas entenderam.
Existe uma grande diferença entre aquilo que se comunica, e o que as pessoas entendem. É preciso que no momento da comunicação haja a certeza de que a equipe compreendeu de fato aquilo que foi dito. Nessa hora o Feedback é vital.
Acabou de explicar? Pergunte o que as pessoas entenderam, para que não reste dúvidas ou fique falhas no processo de comunicação.
Dê feedback sempre, deste modo não parecerá um idiota.
Liderar pode parecer simples, mas nem sempre é. O líder tem como “matéria prima” em suas mãos, pessoas para liderar e desenvolver. O que difere totalmente de processos e coisas, pois, cada pessoa é única e anseia por caminhos diferentes umas das outras.
Não é possível a um líder de verdade, uma postura idiota. A liderança deve estar a todo momento iluminando os caminhos da equipe, engajando, instruindo, levando-os a superação sempre.
Fuja dos erros egoístas de se achar a pessoa mais importante, de pensar que sabe tudo ou que sabe mais que os outros e, nunca, eu disse nunca, deixe de dar o retorno necessário para o alinhamento e crescimento da equipe.
Até a próxima!
Achiles Rodrigues