Em menor ou maior grau, todos sonharam um dia em ser um super herói.
Voar, mover objetos com a mente, combater o crime, ter um martelo mágico, pular de prédio em prédio balançando em teias, ser invisível ou ter visão de raio-X.
Quando eu era criança, e não faz tanto tempo assim;), queria ser o senhor Logan — o Wolverine dos X-man. O cara é demais! Ele é tipo o highlander, só que mais legal. O esqueleto de adamantium, garras saindo das mãos e o estilo bad boy fazem dele um herói de respeito.
Mas, segundo a lógica dos quadrinhos e do cinema, existem impossibilidades para ser um super herói clássico.
É preciso ser mordido por uma aranha radioativa, ter vindo de outro mundo, ter sido exposto à radioatividade, ser filho de um deus ou ter passado por alguma experiência cientifica.
Menos no caso do Batman. Ele é o super-herói mais possível das estórias. O mais humano de todos os heróis.
Não tem superpoderes originários de um mundo distante, muito menos foi mordido por uma aranha radioativa, não é filho de um deus e não passou por nenhum processo cientifico.
O que o projeta a categoria de herói é sua inteligência, um físico moldado por anos de treinamento, sua paixão por tecnologia e, claro —, uma grana preta que garante os acessos à toda parafernália existente em seu cinto de utilidades: bat-cabos, bat-gases, bat-bumerangues e outras Bat-bugigangas. Sem esquecer é claro, do bat-móvel e da bat-caverna.
O senhor Logan que me perdoe, mas mudei de foco — QUERO SER O BATMAN.
E você está com muita sorte hoje. Fiz um planejamento para me tornar o Batman e vou dividir com você.
Já vou logo avisando que é improvável que nos tornemos o Batman como nas telas de cinema. Com os níveis de habilidade e capacidades atléticas necessárias para balançar e subir pelos prédios de uma cidade combatendo o crime; isso só mesmo nas telonas e quadrinhos.
O que não significa que não possamos usar o Batman como inspiração.
Há sempre uma possibilidade para nós, como indivíduos, melhorarmos algo. Basta se comprometer com aquilo que se faz e deseja.
Vamos focar naquilo que podemos fazer para desenvolver as habilidades do Batman e consequentemente nos tornar “super heróis” — o que trago a seguir é uma lista com as 10 ações possíveis para isso.
Vamos nessa?!
Qualquer candidato a Batman precisa de um quartel general. Um centro de recuperação física e psicológica onde se recarrega as energias e monta o planejamento. Pode ser sua própria casa. Tenha seu lugar de meditação, crie um clima familiar de prazer e confiança. Não dá pra combater a mau nas ruas e voltar para um lugar onde não se tenha paz, prazer e segurança.
Malhação, alimentação adequada, o sono que seu corpo precisa para se recuperar, meditação, filtro solar (porque não?). Adote o projeto A.R.M.A.S.: Alimentação; Respiração; Meditação; Atividade Física e Sono.
Para ser o Batman tem que ralar muito. Tá meio clichê, mas vou referenciar uns memes que sempre aparecem nas timelines das redes sociais dizendo: “tá trabalhando até tarde, lendo muitos livros por mês, estudando horas e horas por dia”? Cuidado! No momento que o sucesso chegar vão dizer que é “sorte”.
S.O.R.T.E.
Todos são melhores em algo específico, okay, isso não é ruim, mas para ser como o Batman você precisará de um gama de habilidades para seu repertório. É melhor ser nota 9.0 em um monte de habilidades do que 10.0 em uma ou duas.
Ser alguém bom e dedicado à justiça é algo imprescindível para ser como o Batman. Ele é um super-herói que luta contra a injustiça em todas as suas formas.
Bruce Wayne teve seus pais assassinados em uma tentativa de assalto. Seus pais eram justos, bons, honestos e trabalhadores. Claro que essa ética é herança deles. Se quiser ser como Batman deve ter senso de justiça e defender sempre aqueles que são injustiçados.
Para ser o Batman você deve conhecer e, não apenas conhecer, mas ter muita intimidade e acesso a alta tecnologia. Atente-se ao novo e traga para sua vida, use-a em seu bem estar e crescimento pessoal.
Batman escolheu o morcego como seu símbolo porque ele tinha medo de morcegos. Ele buscava um símbolo para amedrontar os seus inimigos, tal como o morcego costumava fazer com ele, usou a tipologia contra os inimigos e à favor de si mesmo. Você deve enfrentar seus medos e usá-los em seu favor.
Na vida é preciso ter atitude e tomar decisões com risco calculado. O Batman luta pelo bem ao lado da justiça, contudo a momentos que a policia tenta prendê-lo como um fora da Lei pelo seu estilo pouco convencional. Mesmo que não seja fácil tem coisas que você tem que fazer.
Não da pra lutar sozinho (ter sucesso) contra tudo e todos. Um parceiro como o Robin pode ser treinado, um mordomo como Alfred pode te livrar de muitas enrascadas. Ter alguém com influência que goste do seu estilo como Jim Gordon (na polícia) pode te ajudar a desvendar muita coisa.
Até a próxima!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Ótimo texto, muito me ensinou, principalmente sobre a bat caverna e as boas relações, Deus continue lhe dando sabedoria
Obrigado Gilvan!